quinta-feira, 30 de agosto de 2007

PIPOQUINHA









Este potinho fizemos para as crianças comerem pipoca na creche, cortei uma garrafa pet e passei o ferro por cima e dei para eles pintarem.
Depois do trabalho pronto e seco, coloquei pipoca e assistimos um DVD.
Foi muito legal.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

CAIXINHA DE PET



Pegue uma garrafa pet de 2 lt de coca- cola, corte-a na parte de baixo do rótilo, cada 2 gomos corte até a curva antes de acabar os gomos, depois arredonde a parte de cima e dobre-as para dentro.

As crianças podem pintar, colocar adesivos, enfeitarem como quiserem.

Lá na creche utilizamos para guardar os alfabetos móveis, para guardar joguinhos da memória e também demos com balinhas para as crianças.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007




ARTE ESTÁ EM TODA PARTE

ARTE ESTÁ EM TODA PARTE
ESTÁ NA NATUREZA
ARTE É PERCEBER A SUTILEZA
É OBSERVAR A LEVEZADE UMA FOLHA CAINDO
A ARTE É CONTEMPLAR O PÔR-DO-SOL
ASSISTIR AO ARREBOL
NO HORIZONTE...SUMINDO
ARTE É ADMIRAR
OS PRIMEIROS RAIOS SOLARES
E TER TEMPO PARA INALAR
O PERFUME DAS BELAS FLORES
ARTE É OUVIR O GORJEAR
DOS PÁSSAROS MULTICORES
ARTE ESTÁ EM TODA PARTE
ESTÁ NA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA É UMA ARTE
A ARTE DE CONDUZIR
ABRIR NOVOS HORIZONTES
E ACREDITAR NO PORVIR
PROFESSOR,
ARTE É A REFLEXÃO
DE SUA PRÁTICA EDUCATIVA
ARTE É SER MEDIADOR
ARTE É SER PESQUISADOR
É SER FACILITADOR
ARTE É TUDO QUE INCENTIVA
PROFESSOR,
NA ARTE DE ENSINAR
A AÇÃO QUE MAIS FASCINA
É SUA ARTE DE MOLDAR
O QUE JÁ É OBRA PRIMA.
OBRA PRIMA SEM MINUTA]EXIGE ARTE E DESVELO
DEPENDE DA SUA CONDUTA
DE ESTIGMA OU DE ZELO.
ARTE, PROFESSOR, É...
AO ENTRAR EM SUA SALA
PERCEBER CADA EDUCANDO
CADA UM COM SUA FALA
OUTROS ATÉ SE CALANDO
É COMO A ARTE DE LER O VENTO
QUE DIZ COMO ESTÁ O TEMPO
PROFESSOR, ESSE É O MOMENTO
DA ARTE DE SE LER
LER SEUS EDUCANDOS
QUE SÃO ARTISTAS ESPERANDO
FAZER ARTE PARA APRENDER
ARTE ESTÁ EM TODA PARTE
ESTÁ NA VIDA!
VIDA.
OBRA DE ARTE DIVINA
TUDO QUE SE DESCORTINA
É A ARTE DE VIVER BEM
COMO? ARTE? ONDE SE VÊ?
QUEM É O ARTISTA?
O ARTISTA DESTA ARTE
ENCONTRA-SE EM TODA PARTE
UM DELES...PODE SER VOCÊ!!!

(Mª TEREZA A. CASTILHO)

sábado, 25 de agosto de 2007

O QUE É FOLCLORE

Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''.As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião.O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore.O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História.O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural.Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo.Popular ou folclórico? O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país. Conheça outros sites que falam também de Folclore:http://folclorebrasileiro.vila.bol.com.br/principal.htmlhttp://www.oraclers.hpg.com.br/http://www.brasilfolclore.hpg.com.br/http://www.guiamarau.com.br/5xdigital/piao2.htm

Folclore


olha que lindo estes personagens que a jacirinha ensinou em seu blog, fiz o saci bem grande (1m), pra enfeitar a creche e também pro projeto folclorico da creche da minha amiga Tânia.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

















Queridas amigas em breve vou postar as fotos das pinturas, aguardem...






















Pintura diferente 3

Pegue uma bacia de água e jogue um pouco de tinta vitral, pode colocar quantas cores vc. quiser, e com um palito misture levemente.
Pode colocar nessa mistura papel, madeira, vidro.
O trabalho fica maravilhoso.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

PINTURA DIFERENTE 2





Sabe aquele desodorante rollon que acabou e ia para o lixo.
Agora não vai mais.
coloque tinta dentro dele e pinte no papel com o rollon, fica muito interessante.
Faça vc vai gostar!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2007



Pintura diferente


Fiz esta pintura que aprendi em algum blog com as crianças da creche, no cantinho das artes, fica muito interessante, fica um abstrato maravilhoso, é só usar a criatividade.
Use as bolinhas que tiver, molhe as na tinta e jogue no papel que esta dentro da caixa e vá balançando a caixa.
Amamos...