E.M.E.I. DE PERIODO INTEGRAL
“PROFª. ADELIA DIB JORGE”
PLANEJAMENTO 2009
COORDENADORA: ROSELENE H. M. MALAGUTI
COORDENADORA PEDAGÓGICA: VIVIAN R. TIESO
“ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAIS CRIAR POSSIBILIDADE PARA A SUA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO”
“QUEM ENSINA, APRENDE AO ENSINAR E QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER”
PAULO FREITE
CRONOGRAMA DE PLANEJAMENTO
DIA 09/02/09
1 - BOAS VINDAS A TODOS, OS QUE RETORNAM E OS QUE CHEGAM!!!
2 - APRESENTAÇÃO DA NOVA COORDENADORA PEDAGOGICA= VIVIAN ROBERTA TIESO
Dentro das escolas, existe a figura do Professor Coordenador, um personagem peculiar. Este profissional exerce, em seu cotidiano, uma série de funções. Penso, que uma das principais atribuições do Professor Coordenador Pedagógico é ser o Elo entre o corpo docente e a direção escolar.É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes.
2.1 – Atribuições do Coordenador
São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:
Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela
divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa
elaboração de forma participativa e cooperativa;
Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua
efetividade;
Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de
vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir
positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens
identificados;
Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe
pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC),
promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações
pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na
escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo
inovações;
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por
bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e
direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas
no trabalho dos professores;
Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do
entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das
relações interpessoais.
2.2 – PALAVRA DA COORDENADORA PEDAGOGICA
2 – MENSAGEM=
Carlos Drummond de AndradeEu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo, Deus.Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...Oh! meu Deus!Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos.Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos",mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.Deus que livre vocês de ficarempassivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a coooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.Que vocês aprendessem a transformar e criar.Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção.
3 – DINAMICA =
4 – MUDANÇAS NA ROTINA
ENTRADA
6:00 às 7:10 h (portões se fecharão e só abrirão as 7:30 h para quem não for tomar café da manhã, entrar).
CAFÉ DA MANHÃ
7:10 ás 7:30 h (monitores servirão como era antes)
AULA
7:30 às 11:30 h (para 10 min antes pra fazer higiene das mãos)
ALMOÇO
11:00 às 11:15 h – Maternal II
11:15 às 11:30 h - Jardim I
11:30 às 11:45 h – Jardim II
HIGIENE (BANHEIRO E ESCOVAÇÃO)
11:15 às 11:30 h – Maternal II
11:30 às 11:45 h - Jardim I
11:45 às 12:00 h – Jardim II
SONO
11:30 às 13:15 h – Maternal II
11:45 às 13:15 h - Jardim I
12:00 às 13:15 h – Jardim II
HIGIENE
13:15 às 13:30 h
PROJETOS
13:30 às 16:30 h (com horário de lanche às 15:10 às 15:40 h , servidos pelos monitores)
SAÍDA
16:30 h até 17:30 h (cças ficarão com monitores neste horário, obs.: antes deste horário ninguém pode sair)
5 – HORARIO DOS PROJETOS
2ª feira
MATERNAL II
JARDIM I
JARDIM II
13:30 às 14:20
Of. Rec. Musical
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. Esportiva
14:20 às 15:10
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Musical
Of. Rec. Artistica
15:10 às 15:40
15:40 às 16:30
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Musical
3ª feira
13:30 às 14:20
Of. Rec. Musical
Of. Rec. L. Oral
Of. Rec. Esportiva
14:20 às 15:10
Of. Rec. L. Oral
Of. Rec. Musical
Of. Rec. Esportiva
15:10 às 15:40
15:40 às 16:30
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Musical
4ª feira
13:30 às 14:20
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Musical
Of. Rec. L. Oral
14:20 às 15:10
Of. Rec. Musical
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Artistica
15:10 às 15:40
15:40 às 16:30
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Musical
5ª feira
13:30 às 14:20
Of. Rec. L. Oral
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. Musical
14:20 às 15:10
Of. Rec. L. Oral
Of. Rec. Musical
Of. Rec. Artistica
15:10 às 15:40
15:40 às 16:30
Of. Rec. Musical
Of. Rec. L. Oral
Of. Rec. Artistica
6ª feira
13:30 às 14:20
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. L. Oral
Of. Rec. Esportiva
14:20 às 15:10
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. L. Oral
15:10 às 15:40
15:40 às 16:30
Of. Rec. Esportiva
Of. Rec. Artistica
Of. Rec. L. Oral
MENSAGEM PARA REFLETIR;
O menino e a rosa
Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno. E ela era uma grande escola. Mas quando o menininho descobriu que podia ir a sua sala, caminhando, através da porta, ele ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes. Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse: - Hoje nós iremos fazer um desenho. - Que bom! pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Ele poderia fazer de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, trens, barcos,; e ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse: - Esperem! Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos. - Agora - disse a professora - nós iremos desenhar flores. - Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar flores com seu lápis cor de rosa, laranja e azul. Mas a professora disse: - Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com o caule verde. No outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse: - Hoje nós iremos fazer alguma coisa com barro. - Que bom! pensou o menininho, ele gostava de barro. Ele podia fazer todas as coisas com barro: elefante, camundongos, carros e caminhões. Ele começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse: - Esperem! Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos. Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato. - Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse: - Esperem! Eu vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. - Assim - disse a professora - Agora podem começar. O menininho olhou para o prato da professora. Então olhou para seu próprio prato. Ele gostava mais do seu prato do que o da professora. Mas ele não podia dizer isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente, e fez um prato igual o da professora.Era um prato fundo. E muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar, a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo, ele não fazia mais as coisas por si próprio. Então aconteceu de o menino e sua família mudarem-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. Esta escola era maior do que a primeira. E não havia porta da rua nesta escola. E no primeiro dia ele estava lá. A professora disse: - Hoje nós faremos um desenho - Que bom! pensou o menininho, e ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava na sala. Foi até ele e falou: - Você não quer desenhar? - Sim, disse o menininho, o que é que nós vamos fazer? - Eu não sei, até que você o faça, disse a professora. - Como eu posso fazê-lo? Perguntou o menininho. - Da maneira que você gostar, disse a professora. - De que cor? - Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu vou saber quem fez o quê e qual o desenho de cada um? - Eu não sei, disse o menininho. E ele começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde.
5.1 – PROFESSORES DOS PROJETOS =
MUSICA:- JANAINA
ARTE:- PRISCILA E SOLANGE
ESPORTE:- DAYANI
LING. ORAL:- VALERIA
6 – INTERVALO PARA CAFÉ
7 – Nº DE ALUNOS =
seguindo a Resolução da SME nº 14/08, o nº de alunos que cada classe deve ter é o seguinte:
Berçário: 10 a 15
Maternal: 10 a 15
Maternal II: 18
Jardim I: 20
Jardim II: 25
Este ano funcionaremos com as seguintes salas:
Berçário: 10
Maternal I: 10 sala multiseriada
Maternal II: 18
Jardim I: 20
Jardim II: 25
8 – FUNCIONARIOS E PROFESSORES DAS SALAS=
Os funcionários que trabalharão com estas salas após a terceirização são:
Berçário: Sandra (manha)
Zuleide (tarde)
Maternal I: Eliana (manhã)
Ilma (tarde)
Maternal II: Edileusa (manhã) + Profª Valeria
Elaine (tarde)
Jardim I Profª Nalva
Jardim II Profª Vera Soninha (tarde)
9 – PLANEJANDO OS EVENTOS=
CARNAVAL
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PASCOA
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIA DAS MÃES
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FESTA JUNINA
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIA DOS PAIS
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIA DAS CRIANÇAS
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NATAL
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FORMATURA
DATA_________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – AGENDANDO FEIRA CULTURAL=
DIA_______________________
TEMA____________________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – AGENDANDO REUNIÃO DE PAIS=
INICIO DE ANO
DIA________________________
HORAS____________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1º BIMESTRE
DIA________________________
HORAS____________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º BIMESTRE
DIA________________________
HORAS____________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ºBIMESTRE
DIA________________________
HORAS____________________________
PROGRAMAÇÃO______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4ºBIMESTRE
DIA________________________
HORAS____________________________
PROGRAMAÇÃO_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12 – LISTA DE MATERIAL=
QUANT. - MATERIAL
13 – RECADOS DA COORDENADORA PEDAGOGICA:
DIÁRIO: entregar toda 6ª feira
HTPC: 3ª feira das 11:40 às 13:40 h – PEI
4ª feira das 11:20 às 13:20 h – Prof. de Projetos
RELATORIOS / AVALIAÇÕES:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIAS PROGRAMADOS PARA ATIVIDADES
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OUTROS RECADOS
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MENSAGEM PARA REFLETIR:
Vocę pode fazer a diferença
Relata a Sra. Thompson que, no seu primeiro dia de aula, parou á frente de seus alunos da quinta série primária e, omo todos os demais professores lhes disse que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy. A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estava sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Sra. Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a surpresa.
A professora do primeiro ano escolar de Teddy havia escrito o seguinte: “Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.”
A professora do segundo ano escreveu: “Teddy é um excelente aluno e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.”
Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.”
A professora do quarto ano escreveu: “Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na aula.”
A Sra. Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de Natal que os alunos haviam lhe dado, envoltos em papel colorido, exceto o de Teddy, que estava enrolado num papel marrom de supermercado. Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade. Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais na escola do que o de costume. Lembrou-se, ainda, que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa com sua mãe.
Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo...
Em seguida, decidiu-se a mudar a sua maneira de ensinar e e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava . E quanto mais ela dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe.
Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida. Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o segundo grau e que continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Stoddart, seu antigo aluno, mais conhecido como Teddy.
Mas a história não terminou aqui . A Sra. Thompson recebeu outra carta, em que Teddy a convidava para seu casamento e anunciava a morte de seu pai.
Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por um longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: “Obrigado por acreditar em mim e me fazer importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.”
Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho: “Você está enganado. Foi você que ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal, eu não sabia ensinar até que o conheci.”
O texto acima aplica-se em quase tudo em nossas vidas, sempre podemos fazer a diferença, quando acreditamos em nosso semelhante e lhe damos a mão.
14 – ENCERRAMENTO = Oração do Grupo
Senhor, eu te peço pelo nosso grupopara que nos conheçamos melhorem nossas aspirações enos compreendamos maisem nossas limitações.Para que cada um de nós sinta e vivaas necessidades dos outros.Para que nossas discussões não nos dividammas nos unam em busca da verdade e do bem.Para que cada um de nósao construir a própria vidanão impeça ao outro de viver a sua.Para que nossas diferençasnão excluam a ninguém da comunidadePara que olhemos para cada um Senhor.com os teus olhose nos amemos com teu coração.para que nos conheçamos melhorpara que nosso gruponão se feche em si mesmomas seja disponível, aberto, sensívelaos desejos dos outros.Para que no fim de todos os caminhosalém de todas as buscasno final de cada discussãoe depois de cada encontronunca haja "vencidos"mas sempre "irmãos".Amém.(Desconheço o Autor)
"Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vidaMaterial: Pirulito para cada participante.Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.
“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade)
Bom trabalho!!!
ROSELENE HIDALGO MIGUEL MALAGUTI
COORDENADORA DE CRECHE
7 comentários:
Oi Linda!
Vim convidar vc para dr sua opinião em um debate que abri em meu blog, sua opinião é muito importante ....bjinhos
http://artenainfancia.blogspot.com/
Oieeeeeeeeeeeeeeeeee tudo bem? Sinto falta das amigas e venho correndo. Deus abençoe sua vida. Bjs docinhos da Tia Rose®
Oi flor...Deixei um miminho pra ti lá no meu blog... Espero que tu goste, é de coração... bjooooo... te espero lá...
Teu blog e cheio de idéias. Adorei os dedoches de eva das história da Chapeuzinho vermelho e de João e Maria parabéns.Beijos
[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]bestellen cialis[/url] cialis online
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]precio cialis[/url] cialis 10 mg precio
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis acheter[/url] cialis france
http://acheterviagragnerique1.net/ viagra prix
http://comprarviagragenerico1.net/ viagra
http://acquistareviagragenerico1.net/ viagra acquistare
http://kaufenvaigragenerika1.net/ viagra
Postar um comentário